Atraso de voo com perda de conexão

A conexão em um voo significa que o passageiro pegará mais de um voo para poder chegar em seu destino, ou seja, ao desembarcar em um aeroporto, logo embarca em outra aeronave para finalmente seguir rumo à cidade desejada.

Se deparar com um voo atrasado é uma situação extremamente recorrente, e inúmeros podem ser os motivos de um atraso, ainda que se trate de um atraso curto. Entretanto, em um itinerário aéreo que possui conexões, a partir do momento que um voo atrasa, mesmo que por alguns minutos, pode acarretar na perda do voo subsequente (perder o voo de conexão).

O primeiro passo a ser dado por quem passou por uma situação semelhante, é procurar imediatamente pelo guichê da respectiva cia. aérea e relatar o ocorrido, onde será fornecido pela empresa algumas opções do que se pode fazer em relação a isso.

Algumas possíveis opções que lhe serão dadas são: o reembolso parcial ou integral das passagens; continuar a viagem por meio de realocação em outro voo que também tenha a cidade do passageiro como destino; seguir viagem por outro meio de transporte; ou ainda remarcar o voo com conexão para outro dia e horário. A partir de 01 (uma) hora de atraso, também DEVE ser fornecido assistência material ao consumidor, como informações adequadas, alimentação e hospedagem.

A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), é um órgão responsável pelo setor de aviação civil no Brasil, então o passageiro que passou por um atraso de voo com perda de conexão pode também registrar uma queixa junto a esse órgão, podendo ser presencialmente nos aeroportos mais movimentados do país, ou se não estiver em algum desses, pode registrar a queixa por telefone ou online. A reclamação também pode ser feita para os órgãos de proteção ao consumidor, como o Procon por exemplo.

Portanto, é necessário prestar bastante atenção quando for fornecida alguma dessas opções ao passageiro (ou quando não for fornecido qualquer forma de assistência), pois geralmente a cia. aérea responsável escolherá a opção mais vantajosa para a empresa, sendo que quem deve obter vantagem nesse caso é o passageiro que fora prejudicado com a perda da conexão.

Assim, é de extrema importância que o passageiro guarde todos os documentos relativos ao voo perdido e ao voo disponibilizado, além de demais documentos que forem inerentes à viagem. Caso a companhia não forneça auxílio, esse passageiro precisa SEMPRE procurar um profissional para conhecer sobre os seus direitos, esclarecer eventuais dúvidas e seguir suas orientações.

Referências:

https://www.resolvvi.com/problema-com-voo/conexao-perdida
https://www.indenizar.com/meu-voo-atrasou-e-perdi-a-conexao

ATRASO DE VOO COM PERDA DE CONEXÃO

O QUE É VOO COM CONEXÃO?

Significa que o passageiro contratou um voo com parada em um aeroporto para embarcar em outro avião e finalmente seguir viagem rumo ao destino desejado.

COMO ACONTECE A PERDA DE CONEXÃO POR ATRASO DE VOO?

Se o primeiro voo por alguma razão atrasar e chegar no aeroporto de conexão em horário diverso do previsto, a possibilidade de o segundo voo já ter decolado é bem grande, e nessa situação ocorre a perda do voo de conexão.

COMO PROCEDER QUANDO OCORRER O ATRASO DE VOO COM PERDA DE CONEXÃO?

O passageiro deve imediatamente procurar pelo guichê da companhia aérea e relatar o ocorrido, para que esta lhe forneça opções cabíveis do que pode ser feito em relação a essa situação.

TENHO DIREITO A ALGUM AUXÍLIO IMEDIATO?

O passageiro tem o direito a escolher alguma das opções que devem ser fornecidas pela cia. Aérea, e pode ainda ter alguma assistência material de acordo com o tempo de espera ao que for submetido.

O QUE ACONTECE QUANDO O VOO DE CONEXÃO É PERDIDO?

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil, deverá ser prestado ao passageiro assistência material dependendo do tempo de espera pelo próximo voo.

POSSO SER INDENIZADO EM CASO DE ATRASO DE VOO COM PERDA DE CONEXÃO?

O passageiro poderá ser indenizado se a respectiva cia. aérea não prestar a assistência adequada a esse consumidor. Se não lhe for dada nenhuma opção de resolução do problema, o passageiro poderá pedir uma indenização por danos morais através de um profissional habilitado.

O QUE FAZER EM CASOS DE ATRASO DE VOO COM PERDA DE CONEXÃO?

Diante de dúvidas sobre o atraso de voo com perda de conexão, procure SEMPRE por um Profissional capacitado para maiores esclarecimentos.

Gostou? Compartilha!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Informações para contato:

Whatsapp

17 9 9125.4111

Telefone

17 3304.6574

E-mail

contato@advocaciadecarvalho.com.br

Você também pode se interessar:

Atenção!

Golpistas estão se passando pela Carvalho Macri & Vieira Advogados para abordar pessoas pelo Whatsapp.

Pedimos que desconsiderem qualquer mensagem suspeita.

Nosso único canal de atendimento oficial é o telefone 17 9 9125.4111